Dicionário Histórico-Biográfico da Academia das Ciências de Lisboa

DHB

Dicionário Histórico-Biográfico (DHB)

Objetivos

Fundada em 1779, a Academia das Ciências de Lisboa (ACL) acolheu até aos nossos dias cerca de dois mil membros nas diversas categorias definidas pelos seus Estatutos (sócios efetivos, correspondentes nacionais, correspondentes estrangeiros, eméritos, honorários, etc.).

A informação à guarda do Arquivo Histórico da ACL sobre os seus sócios permite reconstituir cerca de 250 anos de história das ciências e das letras em Portugal, dada a importância indiscutível que os membros da ACL tiveram e têm para a construção dos diversos domínios do saber, no cumprimento da sua missão académica. Além dos sócios individuais, a ACL também acolheu ou deu origem a núcleos institucionais, que, antes de ganharem autonomia e vida própria, contribuíram para o prestígio e relevo que a ACL detém na história da cultura e da ciência em Portugal. Tais são os casos da Instituição Vacínica, da Comissão de Pesos e Medidas, da Comissão Geológica, da Tipografia da ACL, do Instituto de Altos Estudos ou do Instituto de Lexicologia e Lexicografia, cujas atividades permanecem por estudar de forma sistemática.

Merece igualmente relevo, ao longo da sua história de quase 250 anos, o envolvimento de diversos membros da ACL na definição e execução de políticas públicas. Este projeto resulta de uma preocupação integrada de conhecimento, valorização e divulgação pública do património documental e arquivístico da ACL, que, excetuando os materiais relativos às primeiras três décadas de atividade (desde o arranque até 1834), não tem recebido a atenção de que é merecedor. Espera-se que o Dicionário Histórico- Biográfico da Academia das Ciências de Lisboa (DHB) permita superar essa lacuna de conhecimento da história de uma instituição de ciência e cultura com raízes que remontam às últimas décadas do século XVIII e que integra o grupo muito restrito das mais antigas instituições científicas do mundo.

 
Natureza e âmbito

O DHB está organizado do modo que é habitual para este tipo de obras, por meio de entradas dedicadas a cada um dos membros com indicação dos dados biográficos mais importantes e, sempre que se justifique, com menção às respetivas atividades de âmbito académico e profissional e à principal bibliografia ativa e passiva.

Além das entradas dedicadas a nomes individuais, o DHB incluirá verbetes temáticos sobre os núcleos institucionais acima indicados e balanços historiográficos sobre períodos ou temas especialmente significativos para a história da ACL. O DHB permitirá a pesquisa onomástica, cronológica, geográfica e temática com as funcionalidades exigidas a este tipo de instrumentos de pesquisa. Deste modo, pretende-se que o DHB constitua uma ferramenta de referência fundamental para pesquisas rápidas e avançadas relacionadas com a história da ACL e, por essa via, com a história da ciência e da cultura em Portugal desde os finais do século XVIII. O DHB não registará nomes de membros da ACL vivos. Todavia, dada a sua disponibilização em formato digital, será objeto de atualização regular. Prevê-se igualmente a organização futura de uma versão em livro impresso.

 
DHB, um projeto aberto e em construção

Para permitir que os leitores interessados possam ter imediato contacto com a obra em preparação, as entradas vão estar disponíveis para consulta à medida que são escritas e sujeitas a revisão editorial.

No campo de contactos do menu principal, o leitor poderá dar a sua opinião sobre as entradas já disponíveis e sugerir a respetiva revisão. A equipa editorial estará atenta a todas as sugestões apresentadas.

Na fase atual, está apenas ativa a pesquisa simples por apelido. Outras possibilidades de pesquisa avançada serão disponibilizadas em fase posterior de desenvolvimento deste projeto editorial.